informatica
7-Classes de Interrupções • Software - gerada por alguma condição que ocorra como resultado da execução de um instrução (Ec: overflow, divisão por zero etc).
• Relógio - gerado pelo relógio interno do processador. Permite que o sistema operacional execute certas funções em intervalos de tempos regulares.
• E/S - gerada por um controlador de E/S para sinalizar a conclusão de uma operação ou erro.
• Falha de Hardware3
8-Do ponto de vista do programa de usuário, uma interrupção faz apenas isto: Interrompe o ciclo normal de execução de uma instrução, que depois prossegue normalmente, quando o processamento dessa interrupção é concluído.
Interruções e o ciclo de instrução. Se houver alguma interrupção pendente, o processador faz o seguinte: 1. Suspende a execução do programa atual e salva seu contexto (endereço da próxima instrução a ser executada e qualquer outro dado relevante para a atividade corrente do processador. 2. Armazena no PC o endereço de início da rotina apropriada de tratamento de interruções.
9- Os módulos de E/S são usados para o controle local e o diagnóstico de componentes elétricos e também para o registro e a exibição de elementos operacionais situados a uma pequena distância. Além disso, eles são usados para executar funções extras que não fazem parte do equipamento instalado em série do veículo. Os módulos de porta são um típico exemplo para o uso de módulos de E/S, que controlam e monitoram todas as funções conectadas às portas, como unidades de vidro elétrico ou travamento central.
10- Na placa mãe também estão presentes os Barramentos para a conexões de placas (vídeo, áudio, modem, rede, etc.).
Mas o que são esses Barramentos?
O Microprocessador dos seu Sistema Operacional precisa "conversar" com os demais componentes da