Informatica e geografia
Mara Rúbia de Souza
Mara Manske
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (0379) – Prática Educativa do Modulo I
26/06/2011
RESUMO
Este paper focaliza a contribuição que e a informática educativa traz para uma aprendizagem mais eficaz e sugestiva. O ensino de Estudos Sociais por meio do uso do computador permite aos educandos dinamismo e interatividade, dado que os recursos tecnológicos podem tornar as aulas mais dinâmicas e motivadoras. Sendo assim, a utilização da informática é importante, e esta se revela uma aliada preciosa da prática pedagógica, que visa o desenvolvimento cognitivo, afetivo, moral e social do aluno e a construção de uma aprendizagem prazerosa e significativa.
Palavras-chave: Informática Educativa. Aprendizagem Significativa. Interatividade.
1 INTRODUÇÃO
Os avanços das tecnologias midiatizadas modificam o rumo da educação e contribuem de forma enriquecedora para o processo de aprendizagem na atualidade.
A evolução, a globalização e a informatização dos meios de comunicação são essenciais e indispensáveis para o homem moderno que necessita de um ambiente escolar extremamente significativo e construtivo, levando-o o mais próximo possível à realidade e a um desenvolvimento constante e integral.
Para isso a educação começa a buscar maneiras de direcionar e desenvolver métodos de ensino tendo como meio a tecnologia da atual conjuntura pedagógica.
Portanto, a informática na educação, mais especificamente no ensino de estudos sociais, deverá ocorrer através de meios que utilizem o processo midiatizado de ensino-aprendizagem, trabalhando o conhecimento geográfico através de programas que possibilitem o aluno construir seu próprio conhecimento.
É exatamente este tema que será abordado no presente trabalho, apontando uma redefinição nos rumos da informática na educação.