Informatica- Modalidades de Negocio
- Sistemas de Informação para a Gestão-
Modalidades de Negócio Eletrónico
Santarém, 23 de Março de 2014
Índice
Introdução
No âmbito da disciplina de Sistemas de Informação para a Gestão, disciplina lecionada no 3º ano do Curso de Informática, foi proposto pelo docente um estudo mais aprofundado sobre as várias modalidades de negócio eletrónico existentes. O final do século XX e início do século XXI estão marcados pela explosão científico-tecnológica que abriu possibilidades para a criação e produção do conhecimento. Desta forma, barreiras de comunicação diminuíram drasticamente, pois as distâncias tornam-se irrelevantes, influenciando diretamente na integração econômica e tecnológica de todos os países. Estas modalidades de negócio consistem em diferentes conceitos que nos propomos a explicar e exemplificar ao longo deste mesmo trabalho:
B2B (business-to-business): relaciona negócio com negócio e está associada à atividade empresarial.
B2C (business-to-consumer): relaciona o negócio com consumidor (cliente) e orienta-se para a atividade de retalho com o consumidor final.
C2C (consumer-to-consumer): relação entre consumidor e consumidor, isto é, estre indivíduos consumidores finais.
B2E (business-to-employee): relacionamento entre negócio e empregado, ou seja, da organização e seus colaboradores.
B2G (business-to-government): associado à prática de e-Government e consiste na relação entre o negócio e o Estado com o objetivo de facilitar o cumprimento por parte das organizações das suas obrigações perante o Estado.
G2C (government-to-citizen): também associado ao e-Government e baseia-se na relação entre o Estado e o cidadão. G2C abre canais de informações, transações e serviços diretamente para o cidadão aqui considerado quase como cliente.
Modalidades
B2B (business-to-business) Consiste no comércio eletrónico entre empresas. Este está