INFORM TICA APLICADA EDUCA 1
Lembrem-se: A colaboração de cada um favorece a aprendizagem de todo grupo. tendência generalizada à acomodação, transferindo para o poder externo e invisivel as decisões que determinarão a vida das pessoas
O instrutivo está relacionado com o processo de formar homens capazes e inteligentes.
Falando de estratégias a informática serve para facilitar o processo –ensino aprendizagem e é também usado como recurso didático para promover aprendizagem, mas ele não tem a chance de construir o conhecimento. O conhecimento não é passado para o aluno; ele não é mais instruído, ensinado. O aluno é construtor do seu próprio conhecimento. Assim, o paradigma instrucionista vai sendo substituído pelo paradigma construcionista, onde a ênfase está na aprendizagem , na construção do conhecimento, a invés de estar no ensino, na instrução.
Segundo Valente, o computador tem sido usado na educação como máquina de ensinar, que consiste na informatização dos métodos de ensino tradicionais. O professor implementa no computador uma série de informações que devem ser passadas ao aluno, na forma de tutorial, exercício e prática ou jogo. Dessa forma, o computador não contribui para a construção do conhecimento, pois a informação não é processada, mas simplesmente memorizada.
A abordagem denominada por Papert de construcionismo permite que o aprendiz possa construir seu conhecimento através do computador. Segundo essa concepção do conhecimento só acontece quando o aluno constrói um objeto de seu interesse, um texto, um programa etc. Para Valente , a diferença entre a teoria de Piaget e construcionismo de Papert é que conhecimento é construído através do computador, que é utilizado como uma ferramenta de aprendizagem.
Editamse
filmes diretamente no micro, sem perda da qualidade visual. O processo é simples: depois de filmar, conecta-se a câmera ao micro para alterar cenas, inserir músicas e criar efeitos especiais. Mas é preciso que o computador tenha acessórios apropriados.
está