ATPS DE ERGONOMIA E SEGURAN A DO TRABALHO
GUSTAVO F, DOS SANTOS ENGENHARIA ELÉTRICA
RA: 4997027785
TÉRCIO MELO MACEDO ENGENHARIA CONTR. AUTOMAÇÃO
RA: 6891472266
LUIZ GUSTAVO DE ASSIS ENGENHARIA ELÉTRICA
RA: 7079537944
HIGIENE OCUPACIONAL – DEFINIÇÃO
É a ciência e arte do RECONHECIMENTO, da AVALIAÇÃO e do CONTROLE de fatores ou tensões ambientais originados do ou no local de trabalho e que podem causar doenças, prejuízos para a saúde e o bem-estar, desconforto e ineficiência significativos entre os trabalhadores ou entre os cidadãos da comunidade.
Toda e qualquer atividade impõe riscos, os quais denominamos “Riscos Ocupacionais”. Estes riscos podem ser divididos em dois grandes grupos:
1. Riscos de Acidentes:
Caracterizado como sendo aqueles cujo contato com uma energia ou substância provocam lesões imediatas. Assim entendidas aquelas em que uma vez estabelecido o contato, conhecemos o resultado na hora. E é uma lesão. P.ex.: Ao atritarmos uma superfície cortante contra a nossa pele conhecemos o resultado na hora. É um corte. Estão neste grupo, entre outros: _ Choque elétrico. _ Projeção objetos/produto. _ Perfurações. _ Queimaduras. _ Incêndios/Explosões. _ etc.
2. Riscos de Doenças: Caracterizados por situações de exposição com possibilidades de originarem lesões mediatas. Assim entendidas aquelas em se processa o contato, porém não é possível precisar o momento exato em que se deu a exposição que originou o dano ao estado de saúde do trabalhador. São exemplos: _ Ruído/Vibrações _ Radiações Ionizantes _ Radiações Não Ionizantes _ Gases/Vapores _ Névoas/Vapores _ Poeiras/Fumos _ Pressões Anormais _ Movimentos Repetitivos _ Posturas Inadequadas _ etc.
São considerados riscos físicos as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores: Ruídos; Vibrações;
Radiações Ionizantes;
Radiações Não-Ionizantes;
Pressões Anormais;
Umidade;
Calor excessivo;