infomática
público
NOÇÕES BÁSICAS DE
SOFTWARE E
HARDWARE
Prof. Paulo Jr.
Manaus/AM
Mar/2009
Tipos de Memória RAM
RAM significa Random Access Memory (memória de acesso randômico). Nela, os dados se perdem quando o computador é desligado. De acordo com a sua fabricação, a memória RAM pode ser de dois tipos principais:
• DRAM (RAM Dinâmica)
• SRAM (RAM Estática).
Conceitos básicos.
Hardware e Software.
As características sobre elas são:
- DRAM: menos rápida, mais barata e, por isso, encontrada em maior quantidade em nossos computadores. É esse tipo de memória que utilizamos como memória principal em nossos micros. As memórias DRAM são fabricadas com capacitores (pequenas pilhas) que se descarregam com o tempo. Portanto, quando os capacitores armazenam cargas elétricas, precisam, constantemente, serem “reacordados” ou seja, seu conteúdo elétrico precisa ser realimentado. Como se um equipamento
“irrigasse” constantemente os capacitores com eletricidade.
Esse processo de irrigação é chamado REFRESH ou
REALIMENTAÇÃO.
A memória DRAM precisa de REFRESH (não esqueça!)
Tipos de DRAM:
• DIMM
• DDR
• DDR2
Software: consiste na parte que "não se pode tocar", ou seja, toda a parte virtual, onde estão incluídos as aplicações, os programas e o sistema operacional em um computador.
Hardware: todo o equipamento, suas peças, isto é, tudo o que "pode ser tocado", denomina-se hardware. Alguns equipamentos como monitor, teclado e mouse são também chamados de periféricos.
Outros exemplos de hardware: memórias, processadores, gabinetes, disco rígido, etc.
Processador
Este é o grande pivô da história. O processador, basicamente, é o
"cérebro" do computador. Praticamente tudo passa por ele, já que é o processador o responsável por executar todas as instruções existentes. Quanto mais rápido for o processador, mais rápido as instruções serão executadas. Todo processador deve ter um cooler (ou algum outro