Influências físico-químicas da matéria orgânica em solos
1. INTRODUÇÃO
Antes de realizar um manejo deve ser realizado um estudo do solo para adotar medidas corretas para o tratamento do mesmo, pois em uma mesma área de interesse é possível encontrar diferentes níveis de qualidade, assim sendo necessário fazer uma análise das características químicas, físicas e biológicas para determinar sua qualidade.
Algumas das formas de investigação da variabilidade do solo podem ser as amostragens de solo em malha, mapeamento de plantas daninhas, condutividade elétrica do solo e mapeamento da produtividade. Este mapeamento da produtividade é um dos mais importantes, pois identifica e quantifica a variabilidade da produtividade da cultura e auxilia os processos de gerenciamento.
2. MATÉRIA ORGÂNICA
DEFINIÇÃO DE MATÉRIA ORGÂNICA
É todo o material de origem orgânica, reconhecível ou não, diz-se dessa forma porque quando o resíduo orgânico já se encontra em um estágio avançado de decomposição se torna difícil o reconhecimento do material. É a matéria orgânica que alimenta os microrganismos presentes no solo, assim ela influencia diretamente em suas propriedades físicas. Auxilia ainda a reter água, a manter a temperatura e a dar resistência às raízes. (AZEVEDO, 2012)
CONSTITUIÇÃO QUÍMICA DA MATÉRIA ORGÂNICA DO SOLO
Segundo Azevedo (2012) para um solo ser considerado bom pra produção ele deve ser composto por cerca de 5% de matéria orgânica, porém a quantidade de matéria orgânica presente no solo é influenciada por algumas variáveis com a temperatura, a quantidade de água e de oxigênio disponível.
3. INFLUENCIA DA MATÉRIA ORGÂNICA NAS CARACTERÍSTICAS DO SOLO
EFEITO NA ESTRUTURA FÍSICA DO SOLO
A presença da matéria orgânica no solo faz com que o mesmo tenha uma coloração mais escura, por conseqüência da presença do húmus, além disso, ela melhora a coesão dos agregados fazendo com que os solos argilosos fiquem mais ligeiros e aumenta a