Influências de outras áreas na ciência da administração
Diversas concepções e fatores influíram e influem diretamente na Administração tanto sob o enfoque científico quanto sob o enfoque prático. Essas influências podem ser explicadas, com base na obra de Chiavenato, da seguinte forma:
Filósofos. A Administração recebeu influência da Filosofia desde os tempos da antiguidade. Para Sócrates a administração era vista como uma habilidade pessoal separada do conhecimento técnico e da experiência. Já para Platão analisava-se os problemas políticos e sociais decorrentes do desenvolvimento social e cultural do povo grego. René Descartes criou as coordenadas cartesianas trabalhando sob a perspectiva à análise e à divisão do trabalho.
Igreja. Ao longo dos séculos a Igreja Católica estruturou sua organização, com uma escala hierárquica de autoridade, visando sua coordenação funcional e integração. A estrutura das organizações eclesiásticas serviu de modelo para demais organizações que passaram a incorporar alguns princípios e normas utilizadas pela Igreja.
Organização Militar. A organização militar influenciou o aparecimento das teorias da Administração. Sun Tzu, filósofo chinês, escreveu um livro sobre a arte da guerra no qual trata da preparação de planos, da guerra efetiva, da espada embainhada, das manobras, da variação de táticas, do exército em marcha, do terreno, dos pontos fortes e fracos dos inimigos, e da organização do exército. Suas lições ganharam versões contemporâneas de muitos autores e consultores. Muitos dos princípios básicos da atual Administração, já eram vistos há muito tempos nas organizações militares, como o princípio da unidade de comando, da escala hierárquica, e delegação de autoridade.
Revolução Industrial. A revolução industrial já serviu como fonte de impulsão da administração nas organizações e empresas. Os fatores que impulsionaram isto foram, dentre outros: a ruptura com as estruturas corporativas da Idade Média; o avanço tecnológico e a aplicação de