Ser.vico social

4040 palavras 17 páginas
GUERREIRO, SILAS. CAPÍTULO 1: AS ORIGENS DO ANTROPOS. LIVRO: ANTROPOS E PSIQUE. EDITORA: OLHO D’ÁGUA, 2000.

Semana de 15-19 de fevereiro de 2010

O QUE É A ANTROPOLOGIA?


A antropologia, segundo a etimologia:  resumidamente é a ciência que busca conhecer o antropos, o humanos (Silas Guerreiro)  deriva do grego ά π ς antropos, (homem / pessoa) e ό ς logos (razão / pensamento) logia (estudo).  então poderíamos pensar que é a ciência preocupada com o fator humano e suas relações racionais. Isso ainda é muito geral e poderia englobar outras tantas áreas do conhecimento.

IMPORTANTE SABER QUE A ANTROPOLOGIA NÃO SE CONFUNDE COM A:




Arqueologia que é a ciência que busca registros fósseis de nossos ancestrais (restos humanos pré-históricos) para reconstruir a nossa história no planeta, ou seja, estuda vestígios históricos através de escavações. Um arqueólogo estuda as culturas e os modos de vida humana do passado a partir da análise de vestígios materiais, normalmente estuda organismos mortos há mais de 11 000 anos. Paleontologia (do grego palaiós, antigo + óntos, ser + lógos, estudo) é a ciência natural que estuda a vida na terra e o seu desenvolvimento ao longo do tempo geológico, bem como os processos de integração da informação biológica no registro geológico, isto é, a formação dos fósseis animais ou vegetais. Um paleontólogo, entre outras coisas, é um biólogo ou geólogo, e estuda restos ou vestígios de diversas formas de vida (animal, vegetal, etc.) através da análise do que restou delas e da sua actividade biológica: pisadas, fósseis, etc.

AFINAL, O QUE É ANTROPOLOGIA?
 É

o conjunto de teorias (nem sempre concordantes) e de diferentes métodos e técnicas de pesquisa, que buscam explicar, compreender e interpretar as mais diversas práticas dos homens e mulheres em sociedade.  Seu OBJETO DE ESTUDO é muito amplo.  Entre as dissertações e teses de Antropologia, encontramos uma MULTIPLICIDADE DE TEMAS:


família,

Relacionados