Influência dos pais na saúde bucal dos filhos.
NA PREVENÇÃO CONTRA A CÁRIE!
A importância da antecipação na prevenção
A participação afetiva
A influência da educação na saúde bucal infantil
A alimentação adequada em todas as idades
Uma gestante que mantém uma alimentação saudável durante a gestação, evita danos na formação dentária do seu bebê.
É extremamente importante a ingestão de água filtrada e com flúor pela mãe durante a gestação, para a formação e calcificação dos dentes do bebê.
Uma mãe que procura se orientar sobre a saúde bucal do seu filho antes mesmo dele nascer, garante maior qualidade de vida ao mesmo.
O afeto entre mãe e filho também influencia na prevenção contra cáries, pois a amamentação com o leite materno estimula no exercício da musculatura facial.
A educação começa antecipadamente, pelos pais, na gestação, quando se orientam em relação aos cuidados da saúde bucal da criança.
A mãe deve manter os cuidados com o recém nascido, mesmo antes do nascimento dos dentes.
Após o nascimento dos dentes, aumenta-se o cuidado, influenciando na escovação e alimentação.
Uma alimentação adequada, regular e saudável, sem dúvidas, faz toda diferença em relação a saúde bucal, e em todas as fases da vida, desde a gestação, até o fim da vida adulta!
A participação familiar é essencial em todas as fases da vida de um indivíduo, em relação a tudo, inclusive, em relação a saúde bucal do ser humano.
Referências: www.google.com www.saudeebemestar.com.br www.g1.com.br/bemestar Artigo para Atividade Powerpoint [Disciplina de Teleodontologia].pdf (250,025 KB)