Influência do multiculturalismo na escola e sociedade
Este trabalho tem como objetivo mostrar os principais aspectos relacionados às diversidades e ao multiculturalismo presentes nos documentos LDBEN (Lei de diretrizes e Bases da Educação Nacional), PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais), Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, Volume 1. Também faz uma análise crítica sobre o projeto Resgatando Valores do dia das mães da professora Márcia Regina. Por fim, o trabalho descreve cinco imagens que podem ser utilizadas para trabalhar pedagogicamente a diversidade e o multiculturalismo.
DESENVOLVIMENTO
Estudos no âmbito do Multiculturalismo, de autores como Peter McLaren (2000), Vera Candau (2002, 2005), Carlinda Leite (2002), Ana Canen e Antônio Flávio Moreira (2001), entre outros, têm mostrado que, além das determinações de classe, as questões de gênero, raça e sexualidade interferem no gradiente da desigualdade em matéria de educação e currículo.
Andrade defende a importância do conhecimento da realidade dos alunos e ratifica,
Consideramos que o conhecimento das condições de vida da criança na sociedade contemporânea é fundamental aos profissionais que atuam com a infância, pois as crianças precisam de profissionais sensíveis à sua condição para que possam ter assegurados seus direitos fundamentais, garantindo melhores condições de vida numa conjuntura social cada vez mais opressora e excludente (2010, p. 170).
Necessita-se da importante conscientização do Estado como fonte de investimento, elaboração e implementação de políticas públicas. Segue aspectos relacionados ao respeito às diversidades e ao multiculturalismo:
Documentos
Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito às diversidades e ao multiculturalismo
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN