Influência da mídia (resumo)
A mídia com o seu poder de persuasão consegue influenciar em todos os aspectos da vida do ser humano, as pessoas espelham-se em estereótipos impostos através dos meios de comunicação. As propagandas transmitidas na TV, impressas nos jornais, na internet ou mesmo no rádio conseguem transmitir uma imagem que irá refletir no comportamento de cada um que está tendo contato com o meio.
Hoje as pessoas seguem aquilo que “está na moda”, o que é imposto pela mídia: seja um corpo bem definido e esquelético, ou mesmo através do consumo de produtos de grifes famosas, transformando o seu habito pela busca do desejo e consumo exagerado.
As pessoas deixam de se satisfazerem com suas próprias vontades para fazer aquilo que é imposto pela mídia, seguem dietas rigorosas, gastam “rios de dinheiro”, fugindo do seu próprio controle. Com isso, gera diversos problemas como doenças, preconceito além de diminuir sua alta estima e correr o risco de se transformar em uma pessoa que não é.
A mídia não só interfere nas nossas opiniões com também nas nossas decisões.
Hoje, de maneira sofisticada e instantânea, a televisão e rádio têm explicações para todos os problemas, soluções rápidas e eficientes para todas as necessidades, respostas prontas para todos os questionamentos. Mas tem-se a impressão de que isso vai levando, aos poucos, a uma apatia e massificação, onde não são mais possíveis iniciativas, onde não se fazem mais perguntas, onde deixam de existir possibilidades, onde não se produz mais o “novo”. Todos consomem, todos trabalham, todos reagem do mesmo modo, todos respondem da mesma maneira aos estímulos da mídia, todos pensam do mesmo modo, conforme os donos das notícias e da comunicação que os orientam.
As mídias “montam” o mundo (constrói, desconstrói e reconstrói); Ela é manipuladora, e cria a “formação de impressões” sejam elas quais forem.
O mundo que conhecemos através das notícias, das informações que chegam até nós é, portanto, um mundo