INFLUÊNCIA DA COMPACTAÇÃO NA CAPACIDADE DE CARGA DO SOLO
INTRODUÇÃO
A compactação é um método de estabilização e melhoria do solo através de processo manual ou mecânico, visando reduzir o volume de vazios do solo, tendo em vista estes dois aspectos: aumentar a intimidade de contato entre os grãos e tornar o aterro mais homogêneo melhorando as suas características de resistência, deformabilidade e permeabilidade.
A compactação é empregada em diversas obras de engenharia, como: aterros para diversas utilidades, camadas constitutivas dos pavimentos, construção de barragens de terra, preenchimento com terra do espaço atrás de muros de arrimo e reenchimento das inúmeras valetas que se abrem diariamente nas ruas das cidades. Os tipos de obra e de solo disponíveis vão ditar o processo de compactação a ser empregada, a umidade em que o solo deve se encontrar na ocasião e a densidade a ser atingida.
DESENVOLVIMENTO
No subsolo, em geral, existe água em um determinado nível de profundidade no qual muita gente, inclusive, perfura poços. Acima desse nível, a água consegue subir por capilaridade, podendo chegar até a atingir edificações, infiltrando-se pelas paredes e gerando uma série de problemas. Há casos, porém, em que o solo pode estar com os poros não completamente preenchidos, o que constitui o chamado solo não saturado.
O volume total de um solo é constituído do volume das partículas minerais e orgânicas e do volume de poros entre as partículas. O volume de um poro é ocupado com água e/ou ar.
O termo compactação do solo refere-se ao processo que descreve o decréscimo de volume de solos não saturados quando uma determinada pressão externa é aplicada.
O solo está compactado quando a proporção do volume total de poros para o do solo é inadequada ao máximo desenvolvimento de uma cultura ou manejo eficiente do campo. A compactação do solo pode ser considerada em relação à porosidade e densidade do solo e à resistência à penetração.
O melhor método direto para