Mecanica dos solos
Definição
É um processo de aumentar mecanicamente a densidade de um material. A compactação de um solo obtém-se maior aproximação e entrosamento das partículas, ocasionando o aumento da resistência ao cisalhamento e consequentemente a obtenção de uma maior capacidade de suporte. Com a redução do volume de vazios, a capacidade de absorção de água e a possibilidade de haver percolação diminuem substancialmente, tornando o solo mais estável.
Visando um aumento da resistência da ruptura dos solos, sob ação de cargas externas. Reduzindo possíveis variações volumétricas, quer pela ação de cargas, quer pela ação da água que eventualmente percola pela sua massa.
E a impermeabilização dos solos pela redução do coeficiente de permeabilidade, resultante do menor índice de vazios
Tipos de equipamentos utilizados nos ensaios de compactação no campo (características e capacidade de compactação).
Os equipamentos de compactação são divididos em três categorias: os soquetes mecânicos; os rolos estáticos e os rolos vibratórios.
Soquetes
São compactadores de impacto utilizados em locais de difícil acesso para os rolos compressores, como em valas, trincheiras, etc. Possuem peso mínimo de 15Kgf, podendo ser manuais ou mecânicos (sapos). A camada compactada deve ter 10 a 15cm para o caso dos solos finos e em torno de 15cm para o caso dos solos grossos.
Rolos Estáticos
Os rolos estáticos compreendem os rolos pé-de-carneiro, os rolos lisos de roda de aço e os rolos pneumáticos.
* Pé-de-Carneiro
Os rolos pé-de-carneiro são constituídos por cilindros metálicos com protuberâncias(patas) solidarizadas, em forma tronco-cônica e com altura de aproximadamente de 20cm. Podem ser alto propulsivos ou arrastados por trator. É indicado na compactação de outros tipos de solo que não a areia e promove um grande entrosamento entre as camadas compactadas.
A camada compactada possui geralmente 15cm, com número de passadas variando entre 4 e 6 para solos