Influência Católica
Você já se perguntou por que a maioria das cidades brasileiras foi construída em volta de uma igreja? Ou por que grande parte dos feriados é dedicada a santos? Para tentar responder a estas questões, é necessário entender a influência religiosa católica no Brasil. Ainda no começo do século XXI, dentre as religiões professadas pela população brasileira, o Catolicismo continua a ter o maior número de seguidores entre os habitantes do país. Tal predominância é decorrente da presença da Igreja Católica em toda a formação histórica brasileira.
INFLUÊNCIA CATÓLICA NO MUNDO ATUAL
Quando o imperador romano Constantino fundou o catolicismo, ele não criou somente uma nova religião. Sem saber ele estava criando um novo império. E foi exatamente após a queda do Império Romano que esse império começou a surgir.
Enquanto pertencia ao Império Romano, a igreja estava sujeita as ordens dos imperadores. Com o fim do Império ela começou a adquirir autonomia.
Porém, por ter sido criada por um imperador pagão, muitos elementos do paganismo foram introduzidos dentro da igreja cristã. A maior prova disso são os “santos” católicos que se assemelham aos deuses mitológicos romanos.
Mas não foram só os deuses que ela herdou do antigo império. Três características importantes foram introduzidas dentro da igreja que lhe garantiu a sobrevivência após as invasões bárbaras:centralização do poder, hierarquia e formação acadêmica.
A centralização do poder, através da figura do papa, dá à igreja o status de império. O papa é o líder máximo dentro do império católico. No princípio quando não existia a figura do papa, a igreja estava dividida em cinco sedes, num sistema conhecido como pentarquia, onde os patriarcas de Roma, Constantinopla, Alexandria, Antioquia e Jerusalém eram os líderes da igreja. Após a queda do Império Romano em 476, a autonomia do bispo de Roma foi crescendo até que ele se tornou o líder máximo da igreja