Influencia da igreja católica na administração
Influência da Igreja na
Administração
Iara Amorim
Nayara Evelin
Lucas Dalla
Rafael Messias
Everton Junior
Lucas Orlando
Davidson Trovão
A IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA
ROMANA
Princípios
Fundamentais: Unidade de propósito e Unidade de objetivos;
Tipo de Organização: Formal Linear baseada na hierarquia de autoridade;
Estilo de Direção : Autocrática e
Centralizada.
Princípios Fundamentais
Com o crescimento do Cristianismo, a Igreja Católica teve a necessidade de se organizar, desta forma definiu com clareza a sua missão, fins, objetivos, diretrizes, regras e regulamento. A
Organização Católica em qualquer parte do mundo tem o mesmo propósito que é a manutenção dos seus dogmas, regras, normas e procedimentos, daí mantém a unidade de propósito, mantendo os mesmos objetivos do poder central (Vaticano ou Matriz de uma empresa).
Apoiada não só na força de atração de seus objetivos, mas também na eficácia de suas técnicas organizacionais e administrativas ela oferece um exemplo de como conservar e defender suas propriedades, suas finanças, rendas e privilégios e de como pôde se espalhar por todo o mundo e por isso exerce influência para as organizações: com a criação de normas e regulamentos dentro de uma empresa para que seus funcionários possam segui-las, seja na matriz ou nas filiais.
De acordo com estas normas e regulamentos todos os seus subordinados e fiéis (ou funcionários de uma empresa) são autômatos com gestos e movimentos dirigidos por uma disciplina que segue somente os interesses da organização substituindo os interesses pessoais - todos se submetem a regras específicas de vida como demonstração de fidelidade à organização.
Como exemplo disto, temos na
Organização Católica:
Para padres e religiosos: Castidade (vida celibatária), pobreza (não adquire bens para si em função do próximo e da igreja) e obediência
(obedecer as normas de forma indiscutível);