Influencia Sobre a administração
Civilizações:
Egípcia
Os egípcios desenvolveram extensos projetos arquitetônicos e de engenharia, além das pirâmides, tais como canais de irrigação, edificações de grande porte, entre outro. Para possibilitar tais empreendimentos, alguns métodos, sofisticados para a época, foram adotados: divisão de trabalho entre pessoas e departamentos, previsão e planejamento, surgimento da função “administrador”, para coordenação de empreendimento estatal. (Kwasnicka, 1989, p.12)
Os Egípcios fizeram uso do planejamento em suas atividades, demonstram princípios de administração em seus projetos arquitetônicos e onde ouve-se uma pessoa que comanda-se e orienta-se os trabalhadores.
Babilônia
O código de Hamurábi, governando da babilônia no período de 2000 a 1700 a.C., constitui um texto de leis que orientou o povo no principio de trabalho; instituiu o principio de paga mínima, contratos de trabalho e recibos de pagamento que permitiam controlar as transações comerciais. (Kwasnicka, 1989, p.12)
Os Babilônicos com a elaboração do código de Hamurábi tendo uma influencia positiva na economia e militar, sendo composto de regras para: vendas, empréstimos, contratos, sociedades, acordos e notas promissórias.
Hebraica
Os hebreus registraram alguns princípios administrativos básicos, na Bíblia. O Êxodo, empregado por Moisés, foi uma tarefa gerencial; foi utilizada uma política de descentralização de decisões em que se esboçavam os primeiros contornos dos organogramas atuais. (Kwasnicka, 1989, p.13)
Os Hebreus tiveram princípios de organização para o Êxodo de Moisés, tendo ele comprido uma tarefa gerencial.
Grega
Grécia, uma civilização considerada evoluída para a época. Tal fato se confirma, uma vez que foi ela que sentiu a necessidade de estabelecer métodos de trabalho. Eles utilizavam o que tinham de melhor, arte e, para ser mais especifico, a música como orientação. (kwasnicka, 1989, p.14ª15)
Os gregos tiveram vários estágios de