influencia da midia
A cada dia que passa, podemos ver mais nitidamente a influência que a mídia tem sobre a sociedade. Essa influência se dá em vários aspectos, onde um dos mais importantes deles é o consumo de bens e serviços. Seja através da TV, jornal, rádio ou da internet, todos os dias vemos anúncios de novos produtos e serviços, que vão desde um celular novo até aquela tão sonhada viagem para a Disney. Porém se por um lado todos esses veículos de comunicação tornam mais fácil o acesso das pessoas a tudo que lhes é ofertado, por outro lado acaba por os tornar escravos de um consumismo exacerbado.
O padrão de beleza determinado pela mídia é um assunto polêmico e gerador de discussões, o que se vê nos dias atuais são indivíduos insatisfeitos com sua imagem e atrativos físicos. Deste modo, mulheres e homens absorvem muitas informações vindas de todos os lados, revistas, jornais, televisão, redes sociais entre outras, que mostram corpos lindos e formas perfeitas.
Segundo Conti, Bertolin e Peres (2010) a mídia é sinônimo de meios de comunicação social, pois retrata a respeito dos meios responsáveis pela transmissão das informações, como rádio, jornais, revistas, televisão, vídeo, entre outros. Configura-se, na contemporaneidade, como uma das instituições responsáveis pela educação no mundo atual, trazendo tanto benefícios como malefícios, contrapondo pela transmissão de valores e padrões de conduta e socializando muitas famílias.
Para Meurer e Gesser (2008) as novas formas de subjetivação na atualidade estão cada vez mais pautadas com os modelos idealizados de corporeidade. Corpos obesos, que um dia foi inspiração das obras de arte, como por exemplo, Rubens, Giotto, e Picasso são hoje bombardeados pelo contexto sociocultural e pela biomedicina, visto que a obesidade começa a ser conhecida como uma doença que prejudica o sistema cardiovascular. O culto à pessoa magra e a rejeição dos corpos fora dos padrões