INFLU NCIA DO MERCADO PARA O CONSUMIDOR
Dante Tonezer, Denise Steinheuser, Glauber Oliveira, Gustavo Strieder, Matheus Barp, Thiago Heenriick e Vanessa Jaine
RESUMO
Os consumidores atuais desenvolveram diversos processos e análises para realizar suas compras, quais seriam esses processos, como eles são gerados e por que são gerados. Para isso, baseado em autores e fundamentado somente nas teorias que eles explicam, objetiva-se entender um pouco como se gerou e como tem procedência a tomada de decisões dos compradores.
Palavras chave: Consumidores; Mercado; .
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho trata sobre a influência do mercado para o consumidor, mais concretamente sobre a forma em que os cosumidores são submetidos para tomar decisões. A metodologia utilizada foi exclusivamente teórica, abordado um tema diário e enriquecida com o pensamento de alguns autores de Marketing internacional.
2 REFERENCIAL TEÓRICO
Ao decidir sobre uma compra, os consumidores tomam em consideração a importância dessa compra, afinal aquilo se torna uma necessidade para ele. Dessa forma ele está submetidos à alguns demarcadores subconscientes, estes podem ser “rotineiros” onde o consumidor não considera a compra como algo realmente importante, “limitada” aqui o consumidor já analisa algumas marcas, lojas e compara características e “extensiva” que é utilizada quando se trata de um produto caro ou pouco conhecido, o qual exige comparação e avaliação prévia das alternativas.
“Nem todas as situações de tomada de decisão do consumidor recebem (ou requerem) o mesmo grau de procura de informação. Se todas as decisões de compra precisassem de grande esforço, o processo de tomada de decisão do consumidor seria um processo exaustivo, que deixaria pouco tempo para qualquer outra coisa”. (SCHIFFMAN, Leon G.; KANUK, Leslie L. – 2000).
“A tomada de decisão do consumidor varia conforme o tipo de decisão de compra. Há grandes diferenças entre comprar um creme dental, uma raquete de tênis, um