INFLAÇÃO
O presente trabalho vem expor de forma simples e objetiva um dos temas que tem preocupado economias de todas os países do mundo, utilizado como um dos índices de saúde econômica e financeira das nações. O assunto aqui abordado e o fenômeno chamado inflação, o mais conhecido dos tipos de variação do valor da moeda. Será demonstrado seu conceito, história, características principais, tipologia e consequências.
Atualmente, nenhum assunto e mais mal discutido ou incompreendido do que a inflação. Os poder público fala sobre ela como se fosse algum terrível como um visitante inesperado, sobre o qual eles não tem nenhum poder ou controle. A tão medonha inflação e algo que vemos todos os dias os governantes e os candidatos ao governo prometerem lutar contra ela.
CONCEITO
Inflação é um processo pelo qual ocorre aumento generalizado nos preços dos bens e serviços, provocando perda do poder aquisitivo da moeda. Isso faz com que o dinheiro valha cada vez menos, sendo necessária uma quantidade cada vez maior dele para adquirir os mesmos produtos.
Em outra hipótese, se o Governo gasta mais do que arrecada, e para pagar suas contas emite papel-moeda, provoca inflação, pois está desvalorizando a moeda, uma vez que criou dinheiro novo sem lastro, sem garantia, sem que tenha havido criação de riqueza, de produção. Assim, os bens e serviços continuam os mesmos, mas o dinheiro em circulação aumenta de volume.
Passa-se, então, a exigir maior quantidade de dinheiro pela mesma quantidade de produto, o que alguns economistas chamam de dinheiro fraco, dinheiro podre.
O processo inflacionário, quando instalado, é de difícil controle. Funciona como um círculo vicioso, obrigando a realização de reajustes periódicos de preços e salários, com o seu consequente agravamento. E quem mais sofre com tudo isso é a camada mais pobre da população, que não tem como se proteger.
HISTORIA Os anos de 1.975 à 1984 é o início da disparada da