Inflação
5.1 O que é inflação
A inflação é essencialmente um fenômeno de caráter monetário, que se caracteriza pela elevação de preços e pela equivalente depreciação do valor da moeda. A inflação é uma preocupação mundial e, em muitos países, ela se tornou uma ocorrência crônica, apesar de apresentar intensidade variada.
O início do processo está relacionado a uma multiplicidade de causas. A inflação se manifesta de muitas formas e se expressa pelos mais variados ritmos, produzindo efeitos que desequilibram as formas convencionais da economia.
Quando prolongada e muito intensa, ela tem a capacidade de modificar as relações estruturais, padrões de comportamento e regras transacionais. Só há inflação quando se verifica elevação do nível geral de preços, à qual corresponde uma redução de magnitude equivalente no valor da moeda corrente. Embora a variação dos preços possa ter grande dispersão em torno de um índice geral, todos se movimentam para cima, ou seja, há uma alta generalizada dos preços.
A inflação não se limita a um grupo específico de bens ou serviços. Ela alcança, quando se instala efetivamente, todo o produto, ainda que com intensidades variadas. É um processo dinâmico de preços em alta, não sendo uma situação estática de preços altos. É, também, um processo de alta persistente e continuada. A cada período de tempo, deteriora-se o valor da moeda.
A inflação é definida como uma situação em que há um aumento contínuo e generalizado nos preços dos bens e serviços produzidos em uma economia.
5.2 Principais tipos de inflação
Como pôde ser percebido, a inflação é prejudicial à economia de um país. Por essa razão, os governos procuram, sempre que possível, combate-la através de um conjunto de medidas conhecidas como políticas de estabilização.
Essas políticas, para serem eficientes, demandam o conhecimento de suas causas. A Teoria Econômica acata a existência de várias teorias que são capazes de explicar todos os tipos de