Inflação
É a queda do valor de mercado ou poder de compra do dinheiro. É popularmente usada para se referir ao aumento geral dos preços. Quando esta chega em zero dizemos que houve uma estabilidade nos preços.
A inflação pode ser dívida em:
Inflação de demanda: é quando há excesso da demanda total de bens e serviços numa dada economia para um determinado momento e nível dos preços! ou seja de demanda agregada em relação à produção disponível.
Inflação de custos: é associada a inflação de oferta. O nível da demanda permanece e os custos aumentam. Com o aumento dos custos ocorre uma retratação da produção fazendo com que os preços do mercado também aumente. Causas: aumentos salariais, pois faz com que o custo unitário de um bem ou serviço aumente; aumento do custo da matéria-prima.
Índices de inflação
-IGP
medida abrangente do movimento de preços. Entendia-se por abrangente um índice que englobasse não apenas diferentes atividades como também etapas distintas do processo produtivo.
-IPA registra variações de preços de produtos agropecuários e industriais nas transações interempresariais, isto é, nos estágios de comercialização anteriores ao consumo final.
-INPC efetua a produção contínua e sistemática de índices de preços ao consumidor tendo como unidade de coleta estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, concessionária de serviços públicos e domicílios.
-IPCA
É utilizado pelo Banco Central como medidor oficial da inflação do país. O governo usa o IPCA como referência para verificar se a meta estabelecida para a inflação está sendo cumprida.
-INCC
É o índice oficial de custo da construção civil do país.
A taxa selic (
Esse sistema é operado pelo Banco Central. A taxa selic expressa diariamente a taxa de juros aplicada nas operações de financiamento por um dia. É usada como instrumento para influenciar a atividade econômica e, por consequência a inflação. Quando considera que os preços estão em alta, o