Inflação
Conceito (Perguntar) – Relacionar valor que circula c/ depositado no BC
Inflação é expansão da oferta monetária. Acontece quando a moeda nacional é emitida em excesso, tendo mais de si circulando que o Banco Central realmente tem guardado, então, é desvalorizado, logo, pra comprar um mesmo produto, se utiliza mais dinheiro. Essa desvalorização é dada numa porcentagem, portanto, dizer que a inflação está em 6% é dizer que o produto que você compra está 6% mais caro que antes.
Como o Governo mascara sua culpa na Inflação
O Governo circula a ideia de inflação como sendo o fenômeno do aumento de preços de produtos privados, nos fazendo, automaticamente, jogar a culpa nos empresários, sendo que, originalmente, o culpado é o Banco Central, que emitiu dinheiro demais. http://www.pop.com.br/popnews/noticias/politica/Apos-alta-Dilma-pede-que-empresarios-tenham-consciencia-para-baratear-cesta-basica-921949.html Por que gerar dinheiro a mais numa economia?
O motivo da expansão de dinheiro circulando, que é o motivo da inflação, é consequência de algum orçamento deficitário do governo ou de outras empresas privadas. Por exemplo, quando o Estado gasta demais na reforma de um estádio pra Copa do Mundo, ele gera um déficit, que é preenchido pela impressão de mais papel, que não é proporcional à quantidade de riquezas que o BC tem.
Problema para o consumidor
A inflação é vista com maus olhos por que, ao aumentar o número de moedas e cédulas circulando, e, consequentemente, aumentar o valor de um produto, o salário do cidadão não acompanha essa expansão, logo, ele fica no déficit.
Tipos de Inflação
* “Inflação” de Demanda: proveniente da Lei de Oferta e Procura – quanto maior a procura, maior a oferta – NÃO É BEM INFLAÇÃO. Este tipo de reajuste por Oferta e Demanda é bom, visto que, quanto maior a demanda, quer dizer que o povo está podendo comprar, está empregado e munido de dinheiro para comprar, cabe então à produção acompanhar essa