Inflação ,Fundamentos da Economia
“A inflação é definida como um aumento persistente e generalizado no índice de preços, ou seja, os movimentos inflacionários são aumentos contínuos de preços, e não podem ser confundidos com altas esporádicas de preços, devidas a flutuações sazonais, por exemplo. Esses aumentos devem também ser generalizados estando todos os bens participando dessa escalada altista”.
INFLAÇÃO
Introdução à Economia. J. P. Rossetti
PROCESSO INFLACIONÁRIO: ASPECTOS BÁSICOS Caráter monetário: A inflação é, essencialmente um fenômeno de natureza monetária, caracterizada pela elevação de preços e pela equivalente depreciação da moeda.
Abrangência: A inflação traduz-se por um aumento geral de preços. Embora a variação dos preços possa ter grande dispersão em torno de um índice geral, todos se movimentam para cima: a regra básica é a alta generalizada. Ela alcança, quando se instala efetivamente, todos os produtos, ainda que com intensidade variadas.
Dinâmica: A inflação é um processo dinâmico de preços em alta não uma situação estática de preços altos. Nas inflações ascendentes, os índices de variação de preços mudam de patamar, reproduzindo-se em níveis cada vez mais altos. Nas descendentes, os índices acusam reduções progressivas.
Persistência: A inflação é um processo de alta persistente e continuada. A cada período de tempo, deteriora-se o valor da moeda. A interrupção desse processo implica desaparecimento do movimento inflacionário.
VARIAÇÃO DO VALOR DA MOEDA
Introdução à Economia. J. P. Rossetti
CONCEITOS
Inflação: É a categoria predominante de variação do valor da moeda. Corresponde a uma alta generalizada dos preços dos bens e serviços, expressos pelo padrão monetário corrente.
Desinflação: É a volta à linha de estabilidade dos preços. Os índices de variação dos preços, por unidade tempo, recuam seguidamente, patamares altos para mais baixos, restabelecendo-se a estabilização e fortalecendo-se o valor