Infla o Introdu 1 Autosaved

3194 palavras 13 páginas
Índice

1. Introdução 1
2. Problema e justificação do estudo 2
3. Objectivos 3
3.1 Objectivo geral 3 3.2 Objectivos específicos…………………………………………………………….3 4. Hipóteses 4
5. Delimitação da área de estudo 4
6. Metodologia 4
7. Revisão de literatura 6
8. Orçamento 11
9. Cronograma 12
10. Bibliografia 13

1 Introdução
Depois de um período em que a gestão económica foi marcada por uma intervenção estatal no contexto da economia planificada, em 1987 Moçambique adopta o programa de reabilitação económica (PRE) que tinha como um dos seus principais objectivos criar condições favoráveis ao crescimento económico, a materialização deste objectivo seria alcançada por medidas de políticas das quais se incluíram a desvalorização do Metical Bata (2006a).
Relativamente a inflação, o PRE preconizava o controlo das taxas de inflação a níveis razoáveis. Na primeira fase do PRE as taxas de inflação alcançaram valores elevados em virtude de vários factores tais como a expansão das despesas governamentais Bata (2006b). A inflação é um fenómeno que preocupa a todas classes da sociedade. No mundo inteiro são discutidas políticas para controlo da inflação. Com grandes pacotes de estímulo fiscal e uma política monetária global de acomodação surgem preocupações com um aumento significativo da inflação( inflacao,a ). Em Moçambique o controlo da inflação tem sido feito através da adopção de políticas monetárias e fiscais restritivas esta que consiste na restrição da expansão monetária através da elevação das taxas de juros e imposição de limites de crédito e a redução do financiamento pelo Banco de Moçambique aos défices do governo Bata (2006c)
Os recentes estímulos às economias são o principal motivo que poderá levar o mundo a um cenário inflacionário. O sector os seguros é também afectado por ela e existe uma necessidade de compreensão do facto, e há também necessidade de se saber se é possível controla-la pois esta afecta directamente o ramo dos seguros. As seguradoras,

Relacionados