infecções sexualmente transmissiveis
trich2
ISTs são infecções transmitidas através do contacto sexual. Uma Doença Sexualmente Transmissível é quase sempre consequência de sexo desprotegido. O preservativo masculino em latex é o único método contraceptivo considerado altamente eficaz na redução do risco de DST's. As pílulas contraceptivas, os implantes e DIU's não protegem contra infecções por DST's. As doenças infecciosas podem ser transmitidas pelo contacto directo com lesões superficiais e pelo fluido pré-ejaculatório.
Como se apanha uma IST?
Pode apanhar uma IST através da cópula sexual, mas também através do sexo oral, sexo anal ou contacto com fluidos corporais tais como esperma, saliva, sangue e corrimentos vaginais. Existem muito poucas ISTs que possam ser transmitidas através de contacto cutâneo.
Como posso evitar ter uma IST?
A melhor forma de se proteger de uma IST é usar o preservativo. Após a relação sexual, certifique-se de que o esperma permanece no preservativo, por vezes falha o preservativo rompe-se. Uma IST pode ainda ser o resultado de uma violação.
Quais os sintomas de uma IST?
As ISTs nem sempre têm sintomas associados. Por esta razão, algumas pessoas nem sabem que têm uma IST e que podem infectar outras.
Os sintomas que podem ser causados por uma IST são:
- Mais corrimento vaginal do que o habitual
- Dor ao urinar e urinar apenas pequenas quantidades
- Irritação e comichão na vagina
- Dores durante a relação sexual
- Perdas anormais de sangue entre períodos menstruais ou após ter sexo
- Dores de barriga e febre
- úlceras, verrugas, vesículas na vulva ou vagina, ânus ou boca
- dores de garganta (após sexo oral)
O que deve fazer se pensa ter uma IST?
Não hesite em fazer um exame. Se tem uma IST, você precisa de tratamento. Uma IST não passa por si só. Outras ISTs como o HIV/SIDA devem ser excluídas. Peça ao/à seu/sua médico/a para fazer análises sanguíneas.
CHLAMYDIA é causada por uma