Infarto agudo do miocardio
MIOCÁRDIO
O que é?
O infarto agudo do miocárdio, popularmente chamado de infarto ou ataque cardíaco, é a interrupção na passagem de sangue para o coração, o que causa a morte das células cardíacas.
O que é?
As doenças cardiovasculares são líderes em morte no mundo, sendo responsáveis por quase 30% das mortes no Brasil. Dentre estas, o infarto é uma das principais causas.
Causas
O infarto ocorre quando uma ou mais artérias que levam oxigênio ao coração (chamadas artérias coronárias) são obstruídas abruptamente por um coágulo de sangue formado em cima de uma placa de gordura (ateroma) existente na parede interna da artéria.
Causas
A principal causa do infarto agudo do miocárdio é o acúmulo de placas de gordura no interior das artérias que levam sangue para o coração. Elas podem surgir em pacientes predispostos geneticamente, com o próprio passar da idade, sendo a hipertensão, a diabetes, o colesterol alto, o fumo, o excesso de peso e a má alimentação, alguns fatores que facilitam a formação desses placas.
Outra possível causa é o espasmo da coronária. Comum em mulheres.
Sintomas
O sintoma clássico de um infarto agudo do miocárdio é uma dor em forma de aperto no coração, e:
tontura,
mal estar,
enjôo;
suor frio;
palidez;
sensação de peso ou queimor no estômago,
sensação de aperto na garganta ou dor na axila ou no braço esquerdo.
Tratamento
O tratamento para o infarto agudo do miocárdio é feito com a desobstrução do vaso através da angioplastia ou com a cirurgia de confecção de pontes com vasos como as veias safenas retiradas da perna ou como as artérias mamárias. Além disso, o paciente necessita tomar medicamentos que diminuem a formação da placas e/ou tornem o sangue mais fino a fim de facilitar a sua passagem pelo vaso.
Prevenção no Infarto Agudo do
Miocárdio
Parar de fumar;
Controlar a pressão arterial;
Controlar o colesterol;
Dieta controlada;