Inequações
Além dos problemas gramaticais que podem comprometer a comunicação da mensagem que se quer passar com o texto, problemas de estilo são um entrave comum na hora de escrever.
O que está claro e óbvio para o autor do texto nem sempre condiz com a impressão que o leitor tem. Orações ambíguas, repetições exageradas de uma mesma palavra, ideias fragmentadas e ausência de termos essenciais à compreensão do texto são algumas dessas inadequações.
Aqui você vai entender quando e por que elas acontecem e aprenderá a evitá-las.
Inadequações relacionadas ao estilo 1º - Afirmações sem sentido/ Incoerência
“Um dos grandes problemas do Brasil, seu povo votar certo.
Quando um famoso jogador disse que o povo não sabia votar, foi criticado, mas o povo sabe votar sim, só que vota sempre mal.”
(redação de vestibular)
Caos absoluto. A ideia central, incompleta, possivelmente seria: “Um dos grandes problemas do Brasil é seu povo não saber votar corretamente”.
As frases seguintes ampliam a incoerência: se o povo sabe votar, como vota sempre mal?
2º - Ambiguidade
É duplicidade de sentido. Como as palavras podem ter vários sentidos, é comum a pessoa querer transmitir uma mensagem e acabar transmitindo outra sem perceber.
“Nós estamos aqui exclusivamente para ver o crescimento do negócio dos nossos clientes.”
Há determinadas palavras, como “negócio”, “coisa” e “tipo”, que são ambíguas, de sentido vago pela própria natureza. É necessário evitá-las.
“O juiz deve tratar bem todos aqueles que o rodeiam. É preciso ser educado com todos os advogados e clientes, mas também é necessário ter a mesma educação com o rapaz da limpeza que nos mantém a Vara limpa e funcionando.”
Quando um juiz fala em “Vara”, está falando no seu local de trabalho. O problema é que a palavra “vara” tem outras conotações, algumas delas chulas.
3º - Citações apócrifas
Às vezes, o autor usa uma citação para “colorir” e dar um ar mais