Industria têxtil
No processo de desenvolvimento brasileiro, a indústria têxtil teve papel significativo como uma das mais antigas atividades industriais do país. Nas últimas décadas, fatores externos e internos provocaram mudanças expressivas no setor. Dentre os fatores que afetaram a indústria têxtil, destacam-se a rápida abertura comercial e as crises políticas.
Neste trabalho, falaremos sobre o que pode acontecer com os trabalhadores sem os seus devidos cuidados dos empregadores e os acidentes mais comuns, falaremos sobre a história da indústria têxtil desde o período da idade moderna e também mostraremos um pouco de seus mapas de riscos e atividades industriais, fazendo uma conclusão sobre a situação atual da produção brasileira, e alguns detalhes da produção internacional.
HISTÓRIA E ACONTECIMENTOS
A produção de tecidos na Europa e também na América (sobretudo nos Estados Unidos) teve grande crescimento a partir de 1550. As causas não são únicas, mas as mais apontadas, referem-se ao desenvolvimento tecnológico de equipamentos de tecimento e beneficiamento; ao aumento da demanda por populações que foram urbanizando-se e socializando-se cada vez mais e, também, à influência que chegou do Oriente por meio de tecidos muito decorados.
A indústria têxtil foi muito importante na economia europeia entre os séculos XIV e XVIII. Responsável por empregar uma grande parcela dos habitantes das grandes cidades, seu rumo, por vezes, esteve determinado por leis que gerenciavam que tipos de tecidos podiam ou não ser produzidos ou comercializados nos territórios. O que atrapalha o patrimônio, pois certos tecidos eram difíceis de ser conservados devido ao material utilizado na tecelagem.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
A indústria têxtil foi muito importante na economia europeia entre os séculos XIV e XVIII. Responsável por empregar uma grande parcela dos habitantes das grandes cidades, seu rumo, por vezes, esteve determinado por leis que gerenciavam que tipos de tecidos podiam ou não