industria alimenticea
Antes
(A indústria alimentícia é o berço da industrialização brasileira e de parte expressiva do empresariado nacional de grande porte.) www.ceaee.ibmecmg.br/wp/wp17.pdf A indústria alimentícia foi implantada no Brasil no século XIX, foi uma das primeiras a ser criada no país, baseando-se principalmente nos capitais gerados pela economia cafeeira e na mão-de-obra imigrante. A partir do século XX, a indústria alimentícia atingiu a auto suficiência, expandindo-se com a instalação de diversos ramos à base de capital estrangeiro e em função da própria expansão do mercado consumidor, entre 1930 e 1950, com o desenvolvimento urbano. Antes disso o processamento alimentício data de épocas rudimentares, o que historicamente se evidencia na busca do homem em manter reservas alimentares para sua sobrevivência, mesmo antes de adquirir o controle da agricultura e da criação de animais para consumo. Como o mundo estava passando por um grande avanço tecnológico e científico, acabou alavancando o surgimento de alternativas e técnicas para aumentar a conservação dos alimentos.
( O cientista Nicolas Appert (1749-1841) foi o primeiro a conservar alimentos em latas hemerticamente fechadas após seu cozimento e buscou levar isto à escala industrial.) www.each.usp.br/flamori/images/TCC_Josino_2009.pdf Ele acreditava que a conservação se dava apenas porque os recipientes isolavam os produtos do ar, que seria a única fonte de contaminação, criando um método de conservação, que é usado até hoje. A indústria alimentícia ajudou muito na economia do país, pois ela gerou um grande aumento no numero de pessoas empregadas.
Hoje
A indústria de alimentos brasileira, responsável por quase 15% do faturamento do setor industrial e por empregar mais de 1 milhão de pessoas, tem conseguido seguir as tendências internacionais na área de produção, mas ainda precisa desenvolver trajetórias mais consistentes na área de inovação. Investimentos em pesquisa e desenvolvimento