Indonesia
Localização: sudeste da Ásia
Cidades Principais: Jacarta, Bandung, Surabaya, Medan e Palembang.
Clima: equatorial
DADOS CULTURAIS E SOCIAIS:
Composição da População: javaneses (45%), sundaneses (14%), madureses (8%), malaios litorâneos (8%), outros (25%).
Idioma: indonésio (oficial) e javanês
Religião: islamismo (54%), novas religiões (22,2%), cristianismo (13,5%), hinduísmo (3,4%), outras (4,9%), sem religião e ateísmo (2,1%).
IDH: 0,600 (2010) - médio
ECONOMIA:
PIB (Produto Interno Bruto): US$ 706 bilhões (estimativa 2010)
PIB per Capita: US$ 3.015 (estimativa 2010)
Força de trabalho: 112 milhões (2008)
Moeda: rúpia indonésia
Atividades econômicas principais: exploração de estanho, petróleo e gás natural.
RELAÇÕES INTERNACIONAIS:
- Apec, Asean, Banco Mundial, FMI, OMC e ONU.
Outras Informações sobre Indonésia: www.indonesia-brasil.org.br
Empresas como L’Oréal ou Toyota aumentaram significativamente a sua capacidade de produção local para dar resposta à procura crescente de uma classe média em ràpida expansão, favorecida por (i) taxas de juro muito atrativas (a taxa de referência do Banco Central da Indonésia situa-se neste momento em 5,75%, o seu mínimo histórico), (ii) índices bolsistas em alta (o índice composto da Bolsa de Jacarta alcançou ontem o seu nível máximo histórico), e (iii) aumentos salariais significativos (aumento de 44% no salário mínimo em Jacarta) – sim, é mesmo 44%, não tem um quatro a mais -. Mas também o investimento doméstico atingiu níveis màximos, com os conglomerados familiares que dominam a economia indonésia (Sinar Mas ou o Grupo Bakrie) a aumentar significativamente o ritmo de construção de centros comerciais, hospitais e novas urbanizações.
Construção em Jacarta
A outra face da moeda, que tem gerado alguma preocupação junto dos analistas económicos, nomeadamente ao nível do aumento significativo do défice comercial (a Indonésia passou em 2012, e pela primeira vez em