Individual 4 Semestre
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 6
REFERÊNCIAS 7
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho aborda uma analise que foi feita em um livro didático do 7° ano onde se observa o capitulo que aborda o renascimento cultural e urbano na modernidade as características, peculiaridades, interesses, do autor ao desenvolver o capitulo sua intencionalidade sua criticidade e a forma como abordou o assunto no capitulo. E também como o jeito que expos o assunto ajudou a aluno a formar uma opinião critica sobre o texto do capitulo.
2 DESENVOLVIMENTO
O livro didático analisado foi o História Sociedade e Cidadania de Alfredo Boulos Junior do 7° ano a 1º edição do ano de 2009, o capitulo sobre renascimento possui cerca de 15 paginas. De acordo com o que li no capitulo do referido livro pude ver que autor não utilizou de nenhum autor para compor o texto apenas citou autores para explicar como o trabalho de cada um influenciou no renascimento, de forma a esclarecer como suas obras foram importantes e não usando como base de inclusão em seu texto.
No decorrer do capitulo foi utilizado um trecho do livro O príncipe, de Maquiavel :
“Um príncipe [...] não pode observar todas as coisas que são consideradas boas nos homens, sendo com frequência obrigado, a fim de manter o Governo, a agir contra a fé, [...] contra a humanidade e contra a religião. Por conseguinte, deve ter um espírito disposto a adaptar-se de acordo com o vento[...] e [deve,se for necessário] ser capaz de fazer o mal.” (SIMON, Edith. A reforma. Rio de Janeiro: José Olympio, 1971 p. 128 apud Boulos Junior, Alfredo)
E um trecho da obra de Hamlet, de William Shakespeare:
“Que obra de arte é o homem: tão nobre no raciocínio;
Tão vário na capacidade; em forma em movimento,
Tão preciso e admirável, na ação é como um anjo;
No entendimento é como um deus; a beleza do mundo;
O exemplo dos animais.” (Hamlet, de Willian Shakespeare apud Boulos