Indios no brasil
A presença dos índios no território brasileiro vem muito antes do processo de ocupação estabelecido pelos exploradores europeus que aportaram em nossas terras. Segundo os dados presentes em algumas estimativas, a população indígena brasileira variava entre três e cinco milhões de habitantes. Entre essa ampla população, observamos o desenvolvimento de civilizações heterogêneas entre as quais podemos citar os xavantes, caraíbas, tupis, jês e guaranis.
Normalmente, o acesso às informações sobre essas populações são bastante restritas. A falta de fontes escritas e o próprio processo de dizimação dessas culturas acabaram limitando as possibilidades de estudo das mesmas. Em geral, o maior contato desenvolvido entre índios e europeus aconteceu nas faixas litorâneas do nosso território, onde predominam os povos indígenas pertencentes ao grupo tupi-guarani. Apesar das várias generalizações, relatos do século XVI esclarecem alguns hábitos desse povo.
Sob o ponto de vista político, essas comunidades não contavam com nenhum tipo de organização estatal ou hierarquia política que pudesse diferenciar seus integrantes. Apesar disso, não podemos ignorar que alguns guerreiros e chefes espirituais eram valorizados pelas habilidades que detinham.
Tribos Indígenas em Madre de Deus
Em Madre de Deus, litoral e região metropolitana de Salvador, não foi diferente do restante do mundo, onde os primeiros habitantes da Ilha foram os índios Tupinambás, que a chamavam de Cururupeba, que significa sapo miúdo e o nome de um grande chefe indígena que expulsou os portugueses da Ilha.
Cururupeba foi palco de grandes invasões estrangeiras e a partir de 1534 pertenceu a Mem de Sá, terceiro Governador Geral do Brasil, e posteriormente, doada aos jesuítas.
Após os jesuítas terem sido expulsos do Brasil, a ilha passou a pertencer a Coroa com a denominação de “Freguesia de Madre de Deus do Boqueirão”. Em 1584 foi arrendada aos lavradores, sendo depois batizada de Ilha de