indices de liquidez
O trabalho abordará os indicadores de liquidez, rentabilidade e lucratividade com vista a obter um panorama geral de toda situação econômica, patrimonial e financeira da empresa, gerando um diagnostico que poderá orientar os tomadores de decisões. As finanças de uma empresa podem afetar a estrutura da organização. Neste sentido a administração financeira deve ajudar a planejar e a nortear o futuro da empresa. E para que se possa acompanhar a evolução e identificar possíveis deficiências na gestão dos negócios, é de suma importância à análise das demonstrações financeiras através de índices de liquidez. Vamos analisar o índice de liquidez corrente, que é um índice muito divulgado, e que com muita frequência é tido como o melhor indicador da situação de liquidez, além de fazer parte dos modelos de concessão de crédito das instituições financeiras. Este índice irá refletir a capacidade de pagamento da empresa em curto prazo, ele nasce da confrontação de quanto à empresa possui no ativo circulante para cada um real de dívidas existentes no passivo circulante, ou seja, se a empresa possui recursos suficientes no ativo circulante para cobrir suas dívidas de curto prazo.
GIRO DOS ESTOQUES
Os índices de rotação de estoques indicam se esses estoques são insuficientes desejáveis ou excessivos em relação ao volume de vendas da empresa; se existem itens de materiais de baixa rotação, se existem itens de materiais obsoletos... Enfim a análise dos estoques é uma etapa essencial no ciclo de vida de uma empresa, pois é através do estudo do estoque que podemos dimensionar a linha de compras, a previsão de necessidade de capital de giro, previsão de metas e as vendas do presente e dos meses consequentes e por fim o lucro, o que gera investimento para realizar novamente as linhas de compras de seus produtos.
MARGEM LÍQUIDA
Partindo para a análise econômica que é uma avaliação da rentabilidade e lucratividade do desempenho da empresa, o objetivo