Indicadores5
Indicadores de desempenho em recursos humanos
Atividade supervisionada
Cibele Miranda
Giullyana Nogueira
Marcela Pinheiro
Rio de Janeiro
2015
Índice
1 – Introdução 3
2 – Sobre a empresa 4
3 – Dados corporativos 5
4 – Missão, visão e valores 6
5 – Culturas e ambiente 7
6 – Benefícios 9
7 – Indicadores 10
8 – Conclusão 15
9 - Ações de Rh 16
10 – Referências bibliográficas..............................................................................17
1 - Introdução
Os indicadores são alguns passos rumo a uma cultura organizacional de planejamento que seja orientada por métricas e resultados. Esta proposta é uma saída muito interessante para um problema encontrado em diversas organizações na atual era da informação onde o resultado principal é muitas vezes intangível. Os indicadores definidos oferecem tangibilidade às atividades mais difíceis de ser mensuradas.
Cabe a cada organização identificar os indicadores que melhor lhe atendem conforme seus objetivos e necessidades. Cada indicador deve possuir uma meta, que retratará a real situação da empresa. Se as metas não oferecem o resultado esperado, é preciso identificar o motivo e as principais formas de consertar este problema. Provavelmente, elas precisarão ser revistas pelos gestores dos processos. O importante é saber com o que estão lidando e onde aquelas informações podem levar.
Os indicadores terão um uso eficaz na organização se eles forem úteis na identificação de problemas organizacionais, tiverem um acompanhamento sistemático e forem utilizados como base para a intervenção que melhore seus índices. A prática de mensuração deve cada vez mais se tornar um hábito das áreas de RH. O uso de indicadores indiretos e refinamento para indicadores diretos de mudança organizacional são práticas que cada vez mais tendem a fortalecer a Área de Recursos Humanos e consequentemente a organização como um todo.
KPI : Key Performance Indicator/Indicador-chave de