Indicadores ácido-base
DISCIPLINA: QUÍMICA GERAL
CURSO: ENGENHARIA CIVIL/ PRODUÇÃO
PROFESSORA: MICHELLI DOS SANTOS SILVA
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA Nº04/05: LIGAÇÕES QUÍMICAS Turma: CIV121NA
VITÓRIA - ES
04/2013
1. INTRODUÇÃO
Ácidos e bases são costumeiramente lembrados como substâncias químicas perigosas, corrosivas capazes de dissolver metais como se fossem comprimidos efervescentes. Mas a presença dos ácidos e base na nossa vida cotidiana é bem mais ampla e menos agressiva do que se imagina. Eles também são componentes usuais de refrigerantes, alimentos, remédios, produtos de higiene ou cosméticos. São ainda matérias-primas indispensáveis em um vasto universo de aplicações industriais.
A definição mais tradicional dos ácidos e bases foi dada pelo cientista sueco Svante Arrhenius, que estabeleceu os ácidos como substâncias que – em solução aquosa – liberam íons positivos de Hidrogênio (H+), enquanto as bases, também em solução aquosa, liberam hidroxilas, íons negativos OH-.
Assim, quando diluído em água, o ácido clorídrico (HCl) ioniza-se em: HCl------ H+ + Cl-
Já o hidróxido de sódio, a popular soda cáustica, ao se ionizar em água, libera um íon hidroxila OH-, definindo-se assim como base: NaOH---- Na+ + OH-
Os indicadores ácido-base são substâncias orgânicas que ao entrar em contato com um ácido ficam com uma cor e ao entrar em contato com uma base ficam com outra cor. Assim, para saber se uma substância é ácida ou básica, podemos utilizar um indicador orgânico para identificar a função química. São exemplos de indicadores ácido-base: