Indicadores sociais
SERVIÇO SOCIAL
ADRIANO LIRA DE SOUZA
A CIDADANIA EM CONSTRUÇÃO E A PESSOA COM DEFICIÊNCIA
Maceió
2010
ADRIANO LIRA DE SOUZA
ACIDADANIA EM CONSTRUÇÃO E A PESSOA COM DEFICIÊNCIA
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [POLITICAS SOCIAISII].
Orientador: Prof. Maria Angela Santini
Maceió
2010
SUMÁRIO
INTRODUÇAO..........................................................................04
DESENVOLVIMENTO.......................................................05 a 07
CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................08
REFERENCIAS.........................................................................09
INTRODUÇÃO
A assistência social é sem dúvida uma importante política social para as "pessoas portadoras de deficiência", uma vez que nossa realidade perversa e excludente, coloca um imenso contingente populacional na faixa da pobreza absoluta, para quem a assistência social, construtiva e transformadora, tem um amplo campo de trabalho. O erro é limitar todo um conjunto de políticas voltadas para a questão dos portadores de deficiência, que no seu conjunto tem um extraordinário poder questionador da sociedade capitalista e de seus valores culturais e simbólicos, a uma questão meramente assistencialista.
Se, como objetivo máximo as "pessoas portadoras de deficiência" almejam: Igualdade de Oportunidades, Plena Participação, Vida Independente e Auto-suficiência Econômica, visando passarem a ser cidadãos produtivos e inseridos na vida social, cabe ao Estado em todos os seus níveis, como impulsionador e regulador das relações sociais, promover essa transição. Portanto é imperativo o Estado, em todos os seus níveis, que deixe de ter a postura ambígua que tradicionalmente o tem caracterizado, por um lado afirmando a vida independente como meta e, por outro lado, construindo