Indicadores Quimicos E Biologicos
Os indicadores biológicos são composições estabelecidas aparte de esporos bacterianos normalmente armazenados em ampolas. Tem como objetivo demonstrar se o processo de esterilização foi alcançado nas condições do pacote-teste, o resultado alcançado deve ser interpretado considerando-se a variabilidade inerente aos microrganismos vivos: resultados positivos ou negativos podem ser obtidos do mau posicionamento das ampolas dentro dos pacotes, de conservação inadequada, não se observando as condições de umidade e temperatura recomendadas pelo fabricante; incorreção na incubação; e pelo número de ampolas usadas no teste ao se monitorarem autoclaves a oxido etileno e formaldeído. (COUTO, PEDROSA, NOGUEIRA, 2003)
De acordo com Martins (2001), indicadores biológicos são sistemas quem contêm esporos de dois tipos: Bacillus subtilis (esterilização a óxido de etileno) e Bacillus stearothermophilos (esterilização a vapor).
Os indicadores biológicos verificam a eficiência dos esterilizadores e somente eles podem detectar a morte dos esporos microscópicos dentro do esterilizador e isso explica o porquê da importância do controle de carga, processo pelo qual cada carga é monitorada e liberada com base no indicador biológico (SOBECC, 2003).
2.3 INDICADORES QUÍMICOS:
Os indicadores químicos apresentam resultados tanto na esterilização por processos físicos como por processos químicos. Esses indicadores evidenciam se um determinado parâmetro do processo foi atingido ou não, porém não revelam se ocorreu esterilização do material (MARTINS, 2001).
Indicadores químicos são caracterizados por fitas de papel impregnadas com uma tinta termocrômica que mudam de cor quando expostas a alta temperatura por certo tempo. Elas podem apenas indicar a exposição ou não ao calor (indicadores específicos de temperatura) ou ainda indicar a ação de diferentes componentes como tempo, temperatura e vapor (integradores). (ROMANO, 2010).
Essas fitas são utilizadas para a