Indicadores Para A Ger Ncia De Requisitos De Software
Claudia Hazan12, Julio Cesar Sampaio do Prado Leite2
1
SERVIÇO FEDERAL DE PROCESSAMENTO DE DADOS (SERPRO)
SGAN Quadra 601 - Módulo V - SUPCT
CEP: 70836-900 -Brasília – DF
Brasil
claudinhah@yahoo.com
2 DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA PUC-Rio
Rua Marquês de São Vicente 225, Gávea
CEP: 22453-900 – Rio de Janeiro - RJ
Brasil
www.inf.puc-rio.br/~julio
Resumo. A implementação de boas práticas de gerência de requisitos de software constitui uma das prioridades na implantação de melhoria do processo de software. Os indicadores de desempenho são formas de representação quantificáveis de características de produtos e processos, sendo utilizados para acompanhar e melhorar os resultados ao longo do tempo. Este trabalho tem como propósito propor indicadores para apoiar um gerenciamento efetivo de requisitos funcionais por meio de indicadores gerenciais de estabilidade e rastreabilidade.
1 Introdução
O processo de medição tem evoluído dentro da disciplina Engenharia de Software.
No passado, muitas organizações de software tratavam as medições como um trabalho adicional. No entanto, em organizações maduras a medição é implementada como uma disciplina pró-ativa [21]. Os indicadores gerenciais são utilizados como uma ferramenta estratégica, constituindo uma fundação para decisões gerenciais racionais
[14]. Leite em [20] ressalta que as métricas são essenciais para uma comunicação objetiva e precisa. Portanto, é fundamental para garantir qualidade, que os processos sejam baseados em dados quantitativos.
Os requisitos de software evoluem devido às mudanças no ambiente do sistema e conforme os clientes desenvolvem um melhor entendimento de suas necessidades reais. Assim, torna-se fundamental gerenciar efetivamente as mudanças de requisitos.
Este trabalho propõe indicadores para apoiar o processo de gerência de requisitos, baseando-se em informações quantitativas. Estes indicadores podem ser utilizados pelas organizações para atender a área de