India
1-Dar a importância de Gandhi para a independência indiana em 1947.
R: Gandhi pregava a resistência à dominação e a luta contra os britânicos por meio da não-violência e da desobediência civil, métodos que já havia empregado contra o Apartheid, na África do Sul, onde vivera.
A ação de Gandhi consistia em desobedecer às leis inglesas sem se importar em sofrer as consequências do ato, em boicotar os produtos ingleses, em fazer greves de fome para que hindus e muçulmanos deixassem de lado as divergências religiosas e se unissem em favor da causa comum: a independência.
2-Caracterize o clima das monções. Apresente sua importância para a agricultura do país.
R: As monções são um fenômeno típico da região sul e sudeste da Ásia, onde o clima é condicionado por massas de ar que ora viajam do interior do continente para a costa, monção continental, ora da costa para o continente, monção marítima. Devido às diferenças de temperatura e pressão das massas de ar sobre o continente e o mar o clima de países como a Índia e o Paquistão é inteiramente afetado pelo regime das monções.
As monções trazem chuvas para essa região do Sudeste Asiático durante o verão, favorecendo o cultivo de certas plantas, por exemplo, a rizicultura (arroz).
3-Destaque as características de conflito entre índia e Paquistão
R: Os dois países são ex-colônias britânicas. Em 1947 conseguiram independência. Os ingleses repartiram a região de acordo com a religião das maiorias. Assim surgiu a Índia, de maioria hindu, e o Paquistão, de maioria muçulmana.
4-Dar a importância do rio Ganges para os hindus.
R: O rio Ganges tem uma ligação muito forte com a cultura e religião indiana, eles acreditam que suas águas têm a origem dos céus, por vontade do deus Brahma, que para sua religião é o responsável pela criação do universo. Um ritual muito comum, é a visita de milhares de devotos, que ao amanhecer tomam banho nas águas poluídas do rio, tomam a água e lançam as cinzas de