india história
Entre 2500-1500 a.C., Florescimento Urbano.
Vale do rio Indo. Produção agrícola, pecuária e comércio. Mohenjo-Daro, Harappa e outras cidades florescem, são a civilização indiana original. Centros urbanos mais importantes: Mohenjo-Daro, Harappa- Construção de utensílios- pinturas rupestres- aparecimento de cerâmica- casas de tijolos (celeiros). - Civilização autóctone- organização urbanística: forma de tabuleiro-imponência das estruturas hidráulicas privadas e públicas - próspera civilização.- Civilização indo: sistema de escrita de mais de 400 símbolos pictográficos. - Sociedade estratificada de sarcedotes. - Estrutura de castas do hinduísmo.
1500 a.C. Invasão dos Arianos.
As civilizações do Indo sumiram da face da Terra devido a forças externas. As antigas cidades sofreram uma brusca decadência. As hipóteses explicativas são varias, dentre elas a diminuição da fertilidade do terreno e catástrofes naturais. Mas o fator crucial foi à invasão do grupo de ários que avançaram até o vale do Indo e do Ganges.
Invasores árias brancos, da região do mar Cáspio. Vale do rio Indo e do Ganges. Estabelecendo-se no norte da Índia. Avançando até o vale do Indo e do Ganges. Estes eram pastores nômades originários das campinas da Ásia central que avançaram até o vale do Indo e do Ganges. Pecuária, agricultura rudimentar.
Os arianos possuíam uma organização social e política baseada na família patriarcal e na divisão em diversas tribos e clãs, governados por um único chefe.
Inicialmente os arianos lutavam contra os autóctones, e mais tarde entre as novas tribos arianas.
As tribos autóctones da índia foram obrigadas a trabalhar na qualidade de artesãos.
528 a.C. (século VI) nasce a segunda grande religião da Índia: o Budismo.
- Fundado por Sidarta Gautama, O Buda. - A dominação brâmane da religião incentivou as castas baixas a buscar segurança em outros refúgios. *Princípio da religião: - caminho para iluminação aberto a todos independente de castas.
Em