Independência do brasil
Com a revolução francesa que começou em 1789, devido aos camponeses e as massas urbanas, e que no caso ambos estavam sufocados de tantos tributos a serem pagos, como taxas e impostos que não acabavam nunca, o povo tinha que bancar grades festas e regalias feitas pela realeza francesa, Napoleão “burguês”, no caso outra classe, que também era prejudicada, ambos todos se juntaram as forças para derrubar aquele sistema vigente na França.
Bom, com Napoleão no poder, ele instaurou “Bloqueio Continental”, para prejudicar principalmente a Inglaterra em relação ao comércio, de onde vinham recursos financeiros pra que ela pudesse financiar o seu poderio militar. Com isto Portugal se viu em uma enrascada, devido ter grande parceria comercial com os ingleses.
D. João tentava amenizar a situação, fazendo promessas, tanto para o lado inglês e tanto para os franceses, mas nada disso adiantou, pois não durou por muito tempo, pois Napoleão pressionou D. João, e que por sua vez mandou prender alguns ingleses que residia em Portugal, mas não adiantou, porque os franceses já seguiam em curso em direção a Portugal.
Os ingleses fizeram uma proposta a D. João, ou seja, uma proteção até o Brasil, toda família real foi escoltada militarmente pelos ingleses. Com isto o império português deixou seu povo sozinho para enfrentar os franceses.
Chegando ao Brasil em 1808, D. João, tratou logo em agradar os ingleses, dando-lhes benefícios comerciais, para vender seus produtos aqui no em nosso país, um exemplo disto foi à abertura dos portos e alguns incentivos fiscais, em que no caso era mais barato para os ingleses do que até mesmo aos portugueses.
Mas em 7 de setembro de 1822, quando D. Pedro deu o grito de Independência as margens do Ipiranga, deu uma impressão que tudo mudou sem mais sem menos de um dia para o outro. Porém esta independência foi levada pela mudança nas estruturas da sociedade brasileira colonial, havendo uma ruptura entre Portugal e