Independentes da America
De origem criolla, junto a José de San Martín, foi uma das peças chave nas guerras de independência da América Espanhola do Império Espanhol.
Simón Bolívar é considerado na América Latina como um herói, visionário, revolucionário, e libertador. Durante seu curto tempo de vida, liderou a Bolívia, a Colômbia, Equador, Panamá, Peru e Venezuela à independência, e ajudou a lançar bases ideológicas democráticas na maioria da América Hispânica. Por essa razão, é referido por alguns historiadores como "George Washington da América do Sul. Em 1813 liderou a invasão da Venezuela, entrando em Mérida em 23 de maio, sendo proclamado El Libertador ("libertador"). Caracas foi reconquistada a 6 de agosto, sendo proclamada a Segunda República Venezuelana. Bolívar passou então a comandar as forças nacionalistas da Colômbia, capturando Bogotá em 1814.
Nascimento 24 de Julho de 1783-Caracas Venezuela
Morte 17 de Dezembro de 1830-Santa Marta, Colômbia
José San Martín, Peru
Líder revolucionário natural de Yapeyú, Coriontes (Argentina), no vice-reinado de la Plata, foi um dosprincipais protagonistas dos movimentos independentistas das colónias espanholas da América do Sul que entre 1810 e1825 se tentaram libertar do domínio desta potência colonial europeia. San Martín estudou uma arrojadaestratégia de ataque das forças imperialistas, pela qual pretendia levar um exército revolucionário a atravessar osAndes e usar o Chile como a sua base para atacar o centro do Peru. Em 1817 liderou uma força rebelde que atravessou os Andes para derrotar as forças imperialistas em Chacabuco, no Chile, cuja capital, Santiago,fora ocupada pelos rebeldes. Em 1818 conseguiu uma nova vitória em Maipu.
Nascimento 25 de Fevereiro de 1778
Morte 17 de Agosto de 1850
Filipe dos Santos Freire, Brasil Líder