independencia financeira
Disciplina: Desenvolvimento Pessoal e Profissional.
NOME
Esther Lima do Amaral
RA
1400032265
Atividade Avaliativa
Atividade Avaliativa Bimestral da disciplina Desenvolvimento Pessoal e Profissional.
Anhanguera Educacional
2014
Etapas
Desenvolvimento
1- Conheça sua renda
As pessoas começam o seu orçamento do lado errado: pelas despesas, quando o ponto de partida deveria quanto você ganha. Você deve gastar de acordo com o dinheiro que tem disponível.
Pode-se dizer, então, quanto você ganha, define o seu poder de consumo. Seus gastos devem se adaptar a essa realidade.
2- Controle suas despesas
Saber tudo o que recebe entre salários, aluguéis ou outras fontes de renda; somar as despesas atuais que não serão mais necessárias no futuro, gastos com os filhos, incluindo os estudos, entre outras despesas.
3- Faça orçamento mensal
O segredo de um bom planejamento financeiro é impor limites a certos gastos e ter disciplina para seguir estes limites. Alguns gastos não são controláveis, outros podem ser otimizados, separar uma quantia de dinheiro para cada coisa.
4- Invista seu supervávit
O atual orçamento mostrará qual a sua situação financeira atual, se suas despesas cabem no seu salário. Ele é a fotografia de suas despesas e receitas.
Se o que você ganha não cobre suas despesas mensais sua situação já é bastante perigosa. Comece a fazer já o seu orçamento e convoque a família porque os cortes precisam ser feitos em conjunto.
Se seu salário cobre suas despesas, mas não há sobras, você pode ter problemas. Por isso, chame sua família para uma conversa e mostre que, sem sobras no orçamento não será possível conquistar objetivos, como a viagem, a faculdade e até mesmo a casa própria. Juntos avaliem as despesas e vejam como podem cortar um pouco de cada item.
5- Acompanhe a evolução do seu patrimônio
Acompanhar a evolução de seu patrimônio não é só contabilizar os