Independencia Financeira
ETAPAS DETALHAMENTO
Conheça sua renda: É fundamental para alcançar a independência financeira, conhecer sua renda real. O grande erro cometido pela maioria das pessoas está em considerar sua renda real o total bruto, sem fazer os cálculos simples de descontos dos impostos para saber a renda líquida, e desta forma muitas vezes por impulso se endividar além do total líquido que vão receber por mês.
Para quem busca a independência financeira, uma boa opção é conseguir uma renda extra.
Controle suas despesas: Apesar de exigir muita disciplina, o controle detalhado é uma fundamental etapa para evitar cair no descontrole financeiro.
Analisar todo e qualquer gasto, como por ex.:
Evitar parcelar compra em lojas, apesar de a parcela baixa parecer atrativa, se somado no final você verá quanto a mais teve que investir, isso se ocorrer tudo bem e pagar em dia as parcelas. Porque a maioria das lojas não informa no momento da compra quanto de juros mensal será cobrado se houver atraso no pagamento das parcelas.
Faça um orçamento mensal O simples hábito de “por na ponta do Lápis” tudo o que recebe, faz ter um areal dimensão dos seus lucros e gastos, tendo assim uma boa percepção de: “No que investir? Quando investir? Quanto investir?”.
Deste modo torna-se mais fácil de evitar os gastos por impulso.
Invista se superávit Investir seu dinheiro de forma inteligente pode gerar bons lucros.
Como exemplo:
Compra/venda de ações;
Investimento em poupança;
Acompanhe a evolução do patrimônio De nada adianta fazer investimentos, e não manter o controle. O controle é fundamental para saber como está e evolução do patrimônio.
Independência financeira não é apenas ter um a fonte de renda, é saber administrar esta renda de forma que gere lucros, para quando atingir a idade em que não se tem mais condição para trabalhar possa usufruir dos recursos financeiros acumulados ao longo da vida e não ficar a mercê de uma