Indagações do curriculo, conhecimento e cultura
O currículo é um assunto muito discutido na atualidade, algumas reformulações são sugeridas, mas muito pouco dessas sugestões saem do campo das ideias.
Os autores focalizam diversos aspectos do currículo e da sua dimensão cultural. Além disso, traz elementos para a construção prática de um currículo multicultural. Apresentam uma riqueza de sugestões sobre como trabalhar um currículo multicultural na escola, na sala de aula, vinculando-se concepções de currículo e as de Educação/currículo e cultura e estabelece relação entre conhecimento e escola democrática.
Entendendo currículo como as experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, em meio a relações sociais, e que contribuem para a construção das identidades de nossos/as estudantes. O conhecimento como a matéria-prima do currículo, o que nos leva a entender o currículo como o conjunto de experiências pedagógicas organizadas e oferecidas aos alunos pela escola, experiências essas que se desdobram em torno do conhecimento.
As indagações sobre curriculo presentes nas escolas e na téoria pedagógica nos mostram um primeiro significado, a conciência de que os curriculos não são conteúdos prontos a serem passados aos alunos, são uma construção e seleção do conhecimento e práticas produzidas em contexto conceitos e em dinâmicas sociais, politicas e culturais, intelectuais e pedágogicas.
Diferentes fatores socioeconômicos, políticos e culturais contribuem, assim, para que currículo venha a ser entendido como: os conteúdos a serem ensinados e aprendidos; as experiências de aprendizagem escolares a serem vividas pelos alunos; os planos pedagógicos elaborados por professores, escolas e sistemas educacionais; os objetivos a serem alcançados por meio do processo de ensino; os processos de avaliação que terminam por influir nos conteúdos e nos procedimentos selecionados nos diferentes graus da escolarização.
Pensar um currículo voltado para o