Incubadora
Vou apresentar o trabalho intitulado PROCESSO DE ADEQUAÇÃO DAS BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO PARA PEQUENAS PROPRIEDADES RURAIS,
Bom o trabalho foi realizado na cidade de Catação e região, sul do estado de Goiás. Percebendo a demanda por apoio a pequenos empreendimentos, em 2013 foi lançada a INESSOL- Incubadora de Empreendimentos Sociosolidários da Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão. Possuindo como objetivo desenvolver empreendimentos de economia solidária (EES), contribuindo para uma melhora significativa das condições de vida das pessoas envolvidas e para a criação de uma rede de economia solidária.
Atualmente a INESSOL possui 4 EES sendo incubados. Dentre eles o Grupo de Mulheres de Famílias de Pequenos Agricultores do MCP, composto por 54 famílias. Com a busca das mulheres por uma renda extra e por independência financeira, as participantes de uniram e passaram a produzir alimentos nas próprias cozinhas na zona rural.
A produção é destinada ao PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), é através deste que o governo compra as merendas escolares que são fornecidas para os alunos. Dentro desse programa, existe uma resolução a qual 30% da verba destinadas as compras devem ser realizadas da agricultura familiar. AS mulheres produzem em suas próprias casas, e pode-se perceber a ausência de controle de qualidade, padronização dos processos e métodos, em que muitas delas produzem de forma tradicional, passadas por gerações. Logo, isso acaba prejudicando o grupo no aspecto da aquisição do programa no fechamento do contrato, em que o programa tem como exigência a qualidade nos produtos.
O grupo de mulheres produzem cerca de 29 produtos, vários tipos de quitandas, verduras, doces entre outros.
Objetivo: O referente trabalho possui como objetivo relatar as atividades e processos realizados durante a incubação Grupo de Mulheres de Famílias de Pequenos Agricultores do Movimento Camponês Popular.
A metodologia do trabalho foi através