Incrivelmente simples
1.1 – Marcas fortes
As marcas de sucesso são aquelas que possuem um posicionamento bem estruturado e, geralmente, compartilham algumas características em comum. Elas conseguem satisfazer os consumidores nos benefícios esperados e são relevantes na mente deles.
O que vale ressaltar é que as atividades de marketing dessas marcas são implantadas com o objetivo de criar valor aos consumidores, já que seus administradores compreendem que quanto maior o valor da marca para o público maior será a lucratividade da empresa como um todo.
Segundo Philip Kotler:
“Uma marca é um nome. Quando uma marca é forte, no entanto, nos faz pensar em mais coisas do que apenas em um nome. Podemos fazer um teste perguntando às pessoas o que lhes vem à mente ao ouvir a menção de uma marca. Se disserem ‘só o nome, mais nada’, então não se trata de marca forte. Uma marca sólida traz muitas e muitas coisas à memória” (in entrevista a revista HSM Management).
.
Não é fácil, no entanto, construir marcas de sucesso, que ofereçam ao consumidor muito mais que os atributos tangíveis, mas são essas marcas que oferecem experiências e que possuem vínculos emocionais com o público, que estão no topo das marcas mais valiosas do mundo. Isso quer dizer, que apenas um bom nome e apenas qualidade não funciona para criar uma grande marca.
Isso também vem acontecendo porque o ambiente de marketing tem se tornado extremamente competitivo. O mercado oferece muitas opções e o público tem se tornado também cada vez mais exigente.
“O foco é saber se reinventar e continuar suprindo as expectativas do público”, afirmou o holandês Robert-Hein Schermers, diretor da Unilever, em entrevista disponível no site IstoÉ Dinheiro. “Afinal, os clientes também mudam.”, ele acrescenta. É por isso, que, hoje em dia, podemos dizer que as empresas não vendem mais nada: são escolhidas pelos clientes. Os processos de criação e entrega de valor são os pilares da sobrevivência organizacional e