Incoterms
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis – FACC
Disciplinas: Administração da Produção e Administração de Compras e Materiais
Professor Synval de Sant’Anna Reis Neto
Incoterms: negociações entre importadores e exportadores.
Anna Letícia Lobo Rohrs | DRE 108008697
Introdução
Os Incoterms (International Commercial Terms ou Termos Internacionais de Comércio) são utilizados para pré definir, simplificar e agilizar acordos no comércio internacional. Tratam-se de termos que definem as obrigações e responsabilidades recíprocas do vendedor (exportador) e do comprador (importador), determinando práticas e regras neutras, através de um conjunto padrão de definições.
A Câmara Internacional do Comércio (CCI), em 1936, definiu regras para administrar conflitos sobre os custos de transferência, as despesas decorrentes de transações financeiras e a responsabilidade sobre perdas e danos das mercadorias negociadas entre vendedor e comprador e interpretações ambíguas nas diversas formas de contratos praticados no comércio internacional. Assim foram criados os Incoterms, que são facultativos e atingem âmbito internacional.
As regras dos Incoterms são revistas periodicamente, à medida que se faz necessário devido ao aperfeiçoamento dos processos logísticos e comerciais ocasionados pelos avanços tecnológicos, entre outros motivos. O mais recente conjunto de regras, atualizadas e modificadas, é chamado de Incoterms 2010.
Revisões
Inicialmente, os Incoterms foram utilizados apenas nos transportes marítimos e terrestres. Passaram por duas revisões (em 1953 e 1967) antes de envolverem as negociações internacionais que utilizam transporte aéreo, a partir de 1976. Duas novas versões, relacionadas ao sistema intermodal de transporte que utiliza o processo de unitização da carga, foram criadas em 1980. Na década de 90, com a criação de mais um termo devido ao intercâmbio informatizado