Incorporação de PCM em vestuário para mulheres em fase de menopausa
Departamento de Engenharia Têxtil
Projeto Interdisciplinar 2
“Incorporação de PCM em vestuário para mulheres em fase de menopausa”
Guimarães, Julho de 2013
ÍNDICE
1. Introdução
1.1 Problemática
Na fase de perimenopausa ou já na menopausa as mulheres experimentam uma série de sintomas nomeadamente, calores da menopausa (hot flushes), também chamados afrontamentos. Todos os sintomas podem fazer da menopausa uma das fases mais difíceis no campo emocional e físico para uma mulher.
Os afrontamentos podem afetar até 75 % das mulheres. São descritos como uma sensação súbita de calor, rubor e desconforto, especialmente na face, no pescoço e no tronco. Surgem de forma explosiva e geralmente duram entre 30 segundos e 5 minutos e podem ser seguidos de calafrios. Estes episódios são causados pela forma como os vasos sanguíneos se relaxam e se contraem, julgando-se que se encontrem relacionados com os níveis de estrogénios da mulher. A maioria das mulheres têm afrontamentos durante mais de um ano e entre 25 % e 50 % sofrem-nos durante mais de cinco anos. Os sintomas psicológicos e emocionais como fadiga, irritabilidade, insónia e nervosismo podem ser provocados pela diminuição de estrogénios. A sudação noturna é um fator de perturbação do sono e agrava o cansaço e a irritabilidade e pode criar odor corporal indesejado.
Uma das formas de atenuar estes sintomas de calor e respetivos odores poderá ser conseguida com a utilização de vestuário com incorporação de materiais inteligentes, tais como microcápsulas de PCM e microcápsulas com incorporação de produtos anti-odor.
Os PCM são produtos com propriedades termofísicas especiais, capazes de armazenar o calor libertado pelo corpo da mulher e posteriormente libertá-lo, no momento em que o corpo da mulher arrefece e entra num período de calafrios.
Com o intuito de encontrar formas de minimizar este problema objetivou-se para o presente